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domingo, 21 de novembro de 2010

Principais teorias da educação Infantil

Piagetiana:


  • Principais ideias

Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais global. Tinha como objetivo estudar a evolução do pensamento da infância até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Pesquisador que desenvolveu muitas investigações, que constituíram a base do construtivismo, cujos resultados são utilizados por psicólogos e que receberam e recebem diversas interpretações e consequentes propostas didáticas. Piaget concebia a criança como um ser dinâmico, que a todo o momento interage com a realidade.


Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Ele acreditava que essas etapas devem ser preenchidas de forma linear e do conhecimento foi construído pelo indivíduo através da ação e que, portanto, o meio ambiente e os conhecimentos inatos ou não influenciou nesta evolução. Seu trabalho foi em grande parte observacional e ele é creditado com o uso de termos como assimilação e acomodação.


CONCEITOS PIAGETIANO



  • HEREDITARIEDADE:  estrutura biológica, sensoriais e neurológicas
  • MATURAÇÃO: sistema nervoso central
  • AMBIENTE: aspectos físicos e sociais dão estímulos, processo cognitivo
  • ESTRUTURA SOCIAL: comportamento, tarefas e conceitos 

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